.
MA / MSc supervision (ongoing)

2017

Albino, C. (2017). Design para a sustentabilidae com a produção têxtil artesanal, de Elsa Bessa Almeida, Universidade de Évora.

Albino, C. (2017). Trancrição da Renda de Bilros, de Carina Mota, Universidade de Aveiro.

Alvelos, H. (2017). Arte Tectónica: Limites, Fronteiras e transdisciplinaridade entre arquitectura e arte. Tese de Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, FBAUP. Nuno Pimenta.

Alvelos, H. (2017). O Corpo Ameríndio, um Corpo Incómodo. Tese de Mestrado em Design da Imagem, FBAUP. Santiago Mourão.

BARBOSA, H. (2017). “O cartaz turístico aveirense: reinterpretando a sua imagética”. MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Rafael Pereira.

BARBOSA, H. (2017). (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Carolina Jesus.

BARBOSA, H. (2017). (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Nelson Martins.

BARBOSA, H. (2017). (Title to be defined). MA in Design. IADE. Maria João.

Branco, V. (2017). A construção de páginas Web sobre artefactos portugueses no projecto CIDES.PT. Licenciada Cristina Barreto. Mestrado em Design, Dep. Comunicação e Arte da UA.

Branco, V. (2017). Design na Universidade de Aveiro: portfolio online. Licenciada Ana Catarina Araújo Padrão. Mestrado em Design, Dep. Comunicação e Arte da UA.

Brandão, D. (2017). “A Ilustração e Animação dentro de um Contexto Editorial Discográfico” (título provisório). Tese de Mestrado em Ilustração e Animação, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. José Almeida. Orientação do Prof. Dr. Jorge Pereira.

Brandão, D. (2017). “A Sátira na Ilustração Enquanto Reformulação do Jogo de Tarot: Contributo para o estudo dos métodos de desenvolvimento do jogo de cartas no seu formato físico e digital” (título provisório). Tese de Mestrado em Ilustração e Animação, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Gonçalo Rodrigues.

Brandão, D. (2017). “Cinema de Animação, Espectador e Espaço Público: constrangimentos e condicionamentos na cultura portuguesa contemporânea” (título provisório). Tese de Mestrado em Ilustração e Animação, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Maria Pinheiro. Coorientação do Prof. Dr. Luís Lima.

Cardoso, P. (2017). Relatório de Estágio. Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, Universidade do Porto. Ana Maria Costa e Silva.

Cardoso, P. (2017). Relatório de Estágio. Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, Universidade do Porto. Ana Rita Brioso Ferreira.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Design da Imagem) – Universidade do Porto. Sofia Laiginhas. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Design da Imagem) – Universidade do Porto. Raquel Lemos. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Design da Imagem) – Universidade do Porto. João Ribeiro. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Design da Imagem) – Universidade do Porto. Ricardo Dinis. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Multimédia) – Universidade do Porto (Orientador). João Ferreira.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Multimédia) – Universidade do Porto. Arthur Silveira. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Multimédia) – Universidade do Porto (Co-orientador). Carolina Ferreira. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Cardoso, P. (2017). TBA. Tese de Mestrado (Multimédia) – Universidade do Porto (Orientador). Bruno Alves. Coorientação de Miguel Carvalhais.

Carneiro, J. (2017). (A) Paisagem na Fotografia e no Cinema em Portugal, de Nuno Miguel Carvalho Martins. Dissertação (Design da Imagem) – Universidade do Porto (Orientador). Coorientação de Vitor Almeida.

Carneiro, J. (2017). Ivan Fernando Ferreira da Silva, A, E, Imagem. Dissertação (Design da Imagem) – Universidade do Porto (Co-Orientador). Coorientação de Susana Lourenço Marques.

COSTA, R. (2017). “Design e Representação Visual no Ensino da Música”. Tese de Mestrado na Universidade de Aveiro. Marcelo Baptista.

COSTA, R. (2017). Mestrado sobre a Representação e Sinalética de um espaço ao ar livre em contexto de estágio. Maria João Amorim.

COSTA, R. (2017). Mestrado sobre a sinalética interior de um Hotel inserido em espaço de reserva natural, em contexto de estágio. Francisca Pimenta.

Dias, N. (2017). Comunicação Lúdica do Design: Jogo de Tabuleiro com Realidade Aumentada Design+. Tese de Mestrado, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Joana Bento Luís.

Dias, N. (2017). Design de narrativas com RA. Tese de Mestrado, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Catarina Maria.

Dias, N. (2017). Design de sistema RA para o Comércio Nosso. Tese de Mestrado, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Luís Filipe Pinto.

Dias, N. (2017). Experiência Museográfica do Design Português. Tese de Mestrado, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Marlyn Sousa.

Dolbeth, J. (2017). A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen – Ilustrações a partir de uma obra de ficção. Tese de Mestrado do Curso de Desenho e Técnicas de Impressão. Diana Patrícia Pinto da Costa

Dolbeth, J. (2017). A Lente Fantástica – A representação mágico-realista da personagem em um livro ilustrado. Tese de Mestrado no Curso de Desenho e Técnicas de Impressão. Daniel Comel Wallerius.

Dolbeth, J. (2017). Identidade Visual de V. N. Famalicão. Tese de Mestrado do Curso de Design Gráfico e Projetos Editoriais. Filipa Teixeira de Paiva.

Dolbeth, J. (2017). Quarta Dimensão – o reflexo como interferência. Tese de Mestrado do Curso de Design da Imagem. Ana Filipa Braga Dinis.

Dolbeth, J. (2017). Tiro e Queda, Fanzine de Vocábulos do Saber Popular e Tradicional Português. Tese de Mestrado do Curso de Design da Imagem. Daniela Patricia Moreira Vieira.

FERREIRA, L. (2017). Orientador da Tese de Mestrado em Design (Universidade de Aveiro) de Johanne Lia Emonts Caldeira

FERREIRA, L. (2017). Orientador da Tese de Mestrado em Design (Universidade de Aveiro) de Marta da Conceição Marques Gonçalves

FERREIRA, L. (2017). Orientador da Tese de Mestrado em Design (Universidade de Aveiro) de João Pedro Correia Lopes

Fonseca, C. (2017). “Arquitetura & Medias Digitais: Análise da divulgação online da Arquitetura Portuguesa de 2007 a 2017”. Tese de Mestrado do Curso de Ciências da Comunicação. Carolina Maria Teixeira de Medeiros.

Fonseca, C. (2017). “Corpos desabitados”. Tese de Mestrado do Curso de Design da Imagem. Joana Patrícia Neto Duarte Sequeira Nogueira.

Fonseca, C. (2017). “O movimento do Slow Fashion aplicado no contexto de maras portuguesas: o resgate da cultura tradicional como modelo de garantia da heterogeneidade nas indústrias criativas para escalas mais amplas”. Tese de Mestrado do Curso de Design da Imagem. Stephania Luiza da Cunha.

Fonseca, C. (2017). “Optical Box, Brinquedos Óticos como ludoterapia para crianças com Síndrome de Asperger”. Tese de Mestrado do Curso de Design da Imagem. Susana de Paiva Martins Faustino

Franqueira, T. (2017). Topics: Product Design. Computer Assisted Design, de Diego Novo. Master in Engineering and Product Design University of Aveiro.

Franqueira, T. (2017). Topics: Product Design. Crafts, de Sandra Correia. Master in Engineering and Product Design University of Aveiro.

Franqueira, T. (2017). Topics: Product Design. Dementia, de Dirce Russo. Master in Engineering and Product Design University of Aveiro.

Franqueira, T. (2017). Topics: Product Design. Lighting, de Ana Rita Dias. Master in Engineering and Product Design University of Aveiro.

Franqueira, T. (2017). Topics: Product Design. Lighting, de Raquel Laranjeira dos Santos. Master in Engineering and Product Design University of Aveiro.

Franqueira, T. (2017). Topics: Service Design. Food Design, de António Pinho. Master in Design University of Aveiro.

Gomes, G. (2017). (título a definir), de Joana Beja.

Gomes, G. (2017). A importância do design estratégico para o sucesso de uma marca nos mercados, de Marco Castro.

Gomes, G. (2017). A valorização do artesanato tradicional português através de meios contemporâneos de comunicação. O conceito de “caixa de memórias”, de Maria João Sampaio.

Gomes, G. (2017). As Marcas Mutantes como meio de inovação e diferenciação. O caso do redesenho da marca Creative Science Park, de Vítor Freitas.

Gomes, G. (2017). O contributo do Design para a compreensão dos registos de saúde- Aplicação Mobile Life Path, de Carla Cabeça.

Jorge, S. (2017). “A Animação como Ferramenta Educativa. A Importância da Animação na Educação e Ensino de Crianças e Jovens”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Rui Miguel Costa Nunes.

Jorge, S. (2017). “Animação experimental: diálogo entre o som e a imagem”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Catarina Santos.

Jorge, S. (2017). “Banda Desenhada na Comunicação de Ciência – Contributo para as Ciências da Vida e Ambiente”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com a professora Anabela Marisa Azul (concluída em maio de 2017). Rui Pedro Dias Tavares.

Jorge, S. (2017). “Brinquedos Ópticos Exploração de questões Plásticas e técnicas na transposição da imagem estática para a imagem em movimento”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Natalia Cardoso Richert.

Jorge, S. (2017). “Expressionismo alemão e a Animação 2D. Revisitação da linguagem do cinema expressionista alemão para animação 2D”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Manuela Filipa Lourenço Boura.

JUNIOR, A. (2017) Restos de si cavam janelas, de Jéssica Carvalho Teixeira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2017). A cidade em fotoperformance, de José Antônio da Silva Filho. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2017). A performance como meio de transgressão em Fortaleza nos anos 70, de Simone Mary Alexandre Gadelha. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2017). COMUNICAÇÃO E PERFORMANCE NAS MANIFESTAÇÕES DO EXU UMBANDISTA DE FORTALEZA, de Elita Maria Mendonça Cavalcante. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2017). Desapetite para inventar coisas prestáveis: A editora Nadifúndio enquanto estratégia de criação e circulação de livros/objetos desimportantes e/ou que não funcionam, de Bianca Ziegler de Souza. Início: 2015.  Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2017). Do corpo a cena: a performatividade de gênero nos espetáculos cênicos do Coletivo Artístico As Travestidas, de Luana Magalhães de Barros. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2017). Obra, fluxo e morte: A distopia de Ginger Grace, de Thomas Lopes Saunders. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

Magalhães, G. (2017). (uni)Verso. (in)Verso. Mestrado em Criação Artística Contemporânea (área de Estudos de Arte), Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Licenciada Magda Souza do Nascimento Rebello.

Magalhães, G. (2017). Corpo enquanto realidade imperfeita. Mestrado em Criação Artística Contemporânea (área de Estudos de Arte), Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Licenciada Marta Filipa Pinto Veloso.

Magalhães, G. (2017). Errância Nómada – O desenho como reencontro de um lugar. Mestrado em Criação Artística Contemporânea (área de Estudos de Arte), Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Eunice Maria Leal Artur.

Mota, J. (2017). “What will we meet?” – Psychogeography and the city, a project for 8 cities, da licenciada Xu Moru. Orientador do projecto de dissertação para obtenção do grau de mestre em Estudos de Arte – Universidade de Aveiro.

Pereira, J. (2017). “A Ilustração e Animação dentro do contexto editorial discográfico” (conclusion in 2017), de José Pedro Loureiro de Almeida, MA in Illustration and Animation, at the Polytechnic Institute of Cávado and Ave, dissertation.

Pereira, J. (2017). “O contributo da Ilustração na comunicação de questões sociais – Sensibilização do público infantil através do álbum ilustrado” (conclusion in 2017), de Pedro Emanuel Gonçalves dos Santos, MA in Illustration and Animation, at the Polytechnic Institute of Cávado and Ave, dissertation

Pombo, F. (2017). “…”, João Pimenta (Design & Eng de Materiais).

Pombo, F. (2017). “…”, Tiago Alves (Design & Eng de Materiais).

Providência, F. (2017). (orientação) Carlos Pereira: museografia da automatização do cálculo

Providência, F. (2017). (orientação) Hélder Cação: Concepção de novos modelos motorizados elétricos para a marca Famel

Providência, F. (2017). (orientação) João Cruz: identidade do atelier pedrita

Providência, F. (2017). (orientação) Margarida Alves. Reutilização de ferramentas de corte e estampagem em desuso (em colaboração com a industria de cutelaria Herdmar).

Providência, F. (2017). (orientação) Nelson Martins: reflexão cromática da obra cartazista de João Machado

Sampaio, J. (2017). “Criação de um jogo lúdico como atenuante do medo durante os procedimentos médicos”, de Oriana Marques. Mestrado em Design e Desenvolvimento de Produto, IPCA.

Sampaio, J. (2017). “Desenvolvimento de uma horta doméstica”, de Celso Almeida. Mestrado em Engenharia e Design de Produto, UA.

Sampaio, J. (2017). “Educação para a cidadania na área do socorrismo”, de Serenela Antunes. Mestrado em Engenharia e Design de Produto, UA.

Sampaio, J. (2017). “GAMIFICATION: IMPLEMENTAÇÃO DE MECÂNICAS DE JOGOS NUM CONTEXTO EDUCACIONAL”, de Jéssica Triana. Mestrado em Design de Produto, UA.

Sampaio, J. (2017). “Linha de mobiliário modular para quarto de banho para a empresa EBAN”, de Helga Daniela Ferreira Carvalho. Mestrado em Engenharia e Design de Produto, UA.

Sampaio, J. (2017). “Segurança e desportes aquáticos: Dispositivo de armazenamento de pequenos pertences do utilizador integrado na prancha”, de Jorge Bola. Mestrado em Design e Desenvolvimento de Produto, IPCA.

Silva, A. (2017). Orientação do projecto de Mestrado em Ilustração e Animação (com a Especialista Marta Madureira), de Emanuel Silva. Título provisório: “Cozinha Badalhoca Portuguesa – Comunicar a Cultura Gastronómica Portuguesa Através da Ilustração”.

Silva, A. (2017). Orientação do projecto de Mestrado em Ilustração e Animação (com a Especialista Marta Madureira), de Débora Sousa. Título provisório: “O livro e a Ilustração: caminhos para o desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down”.

Silva, A. (2017). Orientação do projecto de Mestrado em Ilustração e Animação (com a Especialista Marta Madureira), de Marlene Miranda. Título provisório: “Upa! Livro-jogo para a promoção da atividade física na infância”.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Libânia Liete Martins Freitas.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Ana Isabel Serra de Brito Limpo Trigueiros.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Bruno André Fernandes Rajão.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Teresa Mafalda Simões Magalhães.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Bruno Teodoro Neves dos Santos Maio.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Maria Leonor Hungria D’Oliveira Lima.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Dora Cristina Maio Queirós.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de André Miguel Nunes Ramos.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Diogo José Nunes Riço.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de João Espírito Santo.

Tavares, P. (2017). Mestrado em Ilustração e Animação da ESD/IPCA de Gabriela Sá.

 — 2017 seta-cima

2016

Albino, C. (2016). Andreia Teixeira, Madeira Fresh Food: um contributo de design para uma alimentação saudável. (título provisório, prevê-se a conclusão da tese em 2016) – Supervisor Cláudia Albino

Albino, C. (2016). Carina Mota, UseBilros. Reinterpretação de uma técnica artesanal têxtil. (título provisório, prevê-se a conclusão da tese em 2016) Supervisor Cláudia Albino

Albino, C. (2016). Cátia Monteiro, A ressignificação dao sector têxtil conduzida por uma nova abordagem conceptual pelo design: contar contos e acrescentar pontos. (título provisório, prevê-se a conclusão da tese em 2016) Supervisor Cláudia Albino

Albino, C. (2016). Inês Farinha, Um contributo do Design para a valorização do território de Trancoso: Trancoso num embalo pelos castanheiros. (título provisório, prevê-se a conclusão da tese em 2017) -  Supervisor Cláudia Albino

Albino, C. (2016). Márcia Cunha, Um contributo do Design para a valorização do Artesanato Murtoseiro. (título previsório, provê-se a conclusão da tese em 2017) -  Supervisor Cláudia Albino

Albino, C. (2016). Tiago Pinheiro, A Importância e o Motivo do Rebranding: O caso do  Núcleo de Arte de Moçambique. (título provisório, prevê-se a conclusão da tese em 2016) Supervisor Cláudia Albino

BARBOSA, H. (2016). “O cartaz turístico aveirense: reinterpretando a sua imagética”. MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Rafael Pereira.

Barbosa, H. (2016). (2015-) – Jorge Madeira – “Para uma compreensão da reprografia e da sua história através dos cartazes de Sebastião Rodrigues”. MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Supervisor Helena Barbosa.

BARBOSA, H. (2016). (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Carolina Jesus.

BARBOSA, H. (2016). (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Nelson Martins.

BARBOSA, H. (2016). (Title to be defined). MA in Design. IADE. Maria João.

Barbosa, H. (2016). Xu Moru “What will we meet?” – dissertação por projeto em elaboração desde 2015 – Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Bessa, P. (2016). Ana Margarida Carvalho Sousa, com o título “A criação artística como meio de questionamento e descoberta identitária de género”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea, DeCA, Universidade de Aveiro. Supervisor Pedro Bessa

Brandão, D. (2016). Orientação do projecto de mestrado com o título provisório: “Cinema de Animação, Espectador e Espaço Público: constrangimentos e condicionamentos na cultura portuguesa contemporânea.”, da autoria de Maria Pinheiro, no Mestrado em Ilustração e Animação, da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Supervisor Daniel Brandão

Camacho, B, (2016). Angélica Monteiro “O desperdicio dos acondicionamentos: estudo de caso dos frigoríficos”, mestrado em Design de interiores e equipamento, Faculdade de Arquitectura e Artes, Universidade Lusíada Norte – Supervisor Benedita Camacho

Camacho, B, (2016). Filipa Santos “Biomimetismo aplicado ao design”, mestrado em Design de interiores e equipamento, Faculdade de Arquitectura e Artes, Universidade Lusíada Norte – Supervisor Benedita Camacho

Carneiro, J. (2016). Club Kids — Proposta fotográfica em torno da peça de Júlio Cerdeira, de Ana Catarina Paraíso Resende. Dissertação (Design Gráfico e Projectos Editoriais) – Universidade do Porto (Orientador).

Carneiro, J. (2016). Florescência – Ensaio sobre o elo humano e natural. Evidências do Porto e de Gaia, 2015. Tese de Mestrado em Design da Imagem – Universidade do Porto (Orientador). Sofia Helena Ferreira da Mota e Martins.

Carneiro, J. (2016). Houve Gente – Retratos de antigos funcionários das fábricas Sampaio & C. Ltd e Oliveira Ferreira & C. Ltd , 2015. Tese de Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais – Universidade do Porto (Orientador). Dalila Sofia Freitas Fernandes.

Carneiro, J. (2016). Mars En Poissons — Contributos para a compreensão da realidade íntima através da representação fotográfica do quotidiano, de Filipa Sofia Assunçao Seixas Leitão. Dissertação (Design da Imagem) – Universidade do Porto (Orientador). Coorientação de Susana Lourenço Marques.

Carneiro, J. (2016). Os códigos ideológicos de indumentárias presentes na sociedade, subculturas jovens e modernas de 2016, de Alexandra Correia Silva Ramos. Dissertação (Design da Imagem) – Universidade do Porto (Co-orientador). Coorientação de Susana Lourenço Marques.

Carneiro, J. (2016). Other Postcards from the West Coast of Europe, 2014. Tese de Mestrado em Design da Imagem – Universidade do Porto (Orientador). Eduardo Rafael Gomes da Silva.

Carneiro, J. (2016). Psycover — Capas de álbuns de rock psicadélico português das décadas de 1960 e 1970, de Joana Rita de Sousa e Valadão. Dissertação (Design da Imagem) – Universidade do Porto (Orientador). Coorientação de Heitor Alvelos.

Carneiro, J. (2016). Tipo de letra — Lusitânia. Contributo para o desenho tipográfico de tipos de letra impressos em tamanho reduzido, 2014. Tese de Mestrado em Multimédia – Universidade do Porto (Orientador). António Joaquim Machado da Fonseca.

Costa, R. (2016). Carina Mouro. Transformação de dados em compreensão, através do pensamento quantitativo (programação) e qualitativo (olhar crítico do design).

Costa, R. (2016). Carla cabeça.

Costa, R. (2016). Cátia Amador. Representar a informação: a máquina como meio de expressão poética.

Costa, R. (2016). Cláudio Gradim. A infografia como ferramenta de valorização da informação no jornal impresso.

Costa, R. (2016). Francisca Pimenta.

Costa, R. (2016). José Nogueira – Sem título.

Costa, R. (2016). Luís Santos. Museus da Madeira: A Rede de Museus da Direção Regional da Cultura.

Costa, R. (2016). Mafalda João. Sem título.

Costa, R. (2016). Marcelo Baptista.

Costa, R. (2016). Maria João Amorim.

Costa, R. (2016). Nuno Coutinho. Sem título.

Costa, R. (2016). Tânia Barros.

Dias, N. (2016). Carolina de Jesus Experiência Musográfica Sobre o Almanaque de Sebastião Rodrigues.

Dias, N. (2016). Joana Beja Silva Design de Jogo Para Crianças com necessidades especiais.

Dias, N. (2016). Joana Bento Luís Experiência Museográfica com cartazes de João Machado.

Dias, N. (2016). Luís Filipe Pinto Design de App para veículos.

Dias, N. (2016). Marlyn Sousa Experiência Museográfica do Design Português.

Dias, N. (2016). Priscila Cunha Saber De Cor – Jogo para diagnosticar do daltonismo.

Franqueira, T. (2016). Ana Rita Dias. Mestrado em Engenharia e Design de Produto.

Franqueira, T. (2016). André Silva. MEDP (Estágio na Empresa DeLA Espada).

Franqueira, T. (2016). António Pinho. MDes (Serviço para pequenos agricultores e vendedores).

Franqueira, T. (2016). Catarina Maria. Mestrado em Design.

Franqueira, T. (2016). Daniela Vieira. MDes (Serviço de turismo para Slow Travel).

Franqueira, T. (2016). Diego Novo. Mestrado em Engenharia e Design de Produto.

Franqueira, T. (2016). Dirce Russo. MEDP (Produtos para pessoas com Demencia).

Franqueira, T. (2016). Ema FBAUP.

Franqueira, T. (2016). Helder Azevedo, Mestrado em Design.

Franqueira, T. (2016). Jorge Graça. MDes (Jogo de tabuleiro para literacia na alimentação).

Franqueira, T. (2016). Maria Oliveira. MEDP (Mobiliário modeular para espqços reduzidos).

Franqueira, T. (2016). Marta Gonçalves. Mestrado em Design.

Franqueira, T. (2016). Mónica Carvalho.  Mestrado em Design.

Franqueira, T. (2016). Sandra Correia. MEDP (Exploração de materiais compóssitos e artesanato algarvio). Supervisor Teresa Franqueira

Giesteira, B. (2016). Diana Marcelino (2014–em curso). “Bussaco – Uma perspectiva sobre a evolução do registo fotográfico do Bussaco”, Mestrado em Design e Projetos Editoriais. Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

Giesteira, B. (2016). João Mesquita (2015–em curso). “Identificação de Produtos Alimentares com Alergénios Através do Design Gráfico”, Mestrado em Design de Imagem, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

Giesteira, B. (2016). Luis Teixeira (2015–em curso). “O Jogo como Potenciador da Interacção Física e Cognitiva em Contexto de Centro de Dia”, Mestrado em Design de Imagem, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

Giesteira, B. (2016). Ramon Fonseca (2013-em curso) Grafismo Especializado, Pós-produção digital de genéricos para videogramas de televisão, Mestrado em Design de Imagem, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

Jorge, S. (2016). “A Animação como Ferramenta Educativa. A Importância da Animação na Educação e Ensino de Crianças e Jovens”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Rui Miguel Costa Nunes.

Jorge, S. (2016). “Animação experimental: diálogo entre o som e a imagem”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Catarina Santos.

Jorge, S. (2016). “Banda Desenhada na Comunicação de Ciência – Contributo para as Ciências da Vida e Ambiente”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com a professora Anabela Marisa Azul. Rui Pedro Dias Tavares.

Jorge, S. (2016). “Brinquedos Ópticos Exploração de questões Plásticas e técnicas na transposição da imagem estática para a imagem em movimento”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Natalia Cardoso Richert.

Jorge, S. (2016). “Expressionismo alemão e a Animação 2D. Revisitação da linguagem do cinema expressionista alemão para animação 2D”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Manuela Filipa Lourenço Boura.

JUNIOR, A. (2016) Restos de si cavam janelas, de Jéssica Carvalho Teixeira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2016). A cidade em fotoperformance, de José Antônio da Silva Filho. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2016). A performance como meio de transgressão em Fortaleza nos anos 70, de Simone Mary Alexandre Gadelha. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2016). COMUNICAÇÃO E PERFORMANCE NAS MANIFESTAÇÕES DO EXU UMBANDISTA DE FORTALEZA, de Elita Maria Mendonça Cavalcante. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2016). Desapetite para inventar coisas prestáveis: A editora Nadifúndio enquanto estratégia de criação e circulação de livros/objetos desimportantes e/ou que não funcionam, de Bianca Ziegler de Souza. Início: 2015.  Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2016). Do corpo a cena: a performatividade de gênero nos espetáculos cênicos do Coletivo Artístico As Travestidas, de Luana Magalhães de Barros. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2016). Obra, fluxo e morte: A distopia de Ginger Grace, de Thomas Lopes Saunders. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

Magalhães, G. (2016) (uni)Verso. (in)Verso. Mestrado em Criação Artística Contemporânea (área de Estudos de Arte), Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Magda Souza do Nascimento Rebello.

Magalhães, G. (2016) Corpo enquanto realidade imperfeita. Mestrado em Criação Artística Contemporânea (área de Estudos de Arte), Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Marta Filipa Pinto Veloso.

Magalhães, G. (2016) Errância Nómada – O desenho como reencontro de um lugar. Mestrado em Criação Artística Contemporânea (área de Estudos de Arte), Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Eunice Maria Leal Artur.

Mota, J. (2016). “What will we meet?” – Psychogeography and the city, a project for 8 cities, da licenciada Xu Moru. Orientador do projecto de dissertação para obtenção do grau de mestre em Estudos de Arte – Universidade de Aveiro.

Mota, J. (2016). Ricardo Hernandez Chaves (Bolseiro da Universidade de Costa Rica)  “A Atmosfera arquitectónica, enquanto determinante da obra artística” dissertação por projeto em elaboração desde 2016 Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Mota, J. (2016). Sara Alves Ferreira “Desenho no espaço: da poética do processo à obra instalada” dissertação por projeto em elaboração desde 2016 Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Oliveira, I. (2016). A Importância da Componente Artística nos Cursos Técnico Profissionais, Lara faria. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Aveiro Supervisor Inês Guedes de Oliveira

Sampaio, J. (2016). “Design para a mudança da conotação negativa das máscaras de saúde”, de Isabel Costa. Mestrado em Design de Produto, UA.

Santos, R. (2016). A gramática do digital e do remix: recursos formais e estéticos no contexto local do design gráfico. Ana Filipa Brito Sousa, MDGPE/FBAUP.

Santos, R. (2016). O diário Gráfico enquanto lugar de pensamento para a ilustração – Um estudo sobre a construção de identidade individual e colectiva a partir do Jardim de São Lázaro, Luciana Bastos Gomes, MDGPE/FBAUP.

Santos, R. (2016). O lugar da criança no panorama contemporâneo do design editorial de revistas, Lorena Nóbrega de Morais, MDGPE/FBAUP.

Santos, R. (2016). Os álbuns ilustrados intergeracionais e a presença de recursos narrativos metaficcionais, Najla Carolina Storck Leroy, MDGPE/FBAUP.

Silva, A. (2016). Orientação da dissertação de Mestrado em Ilustração e Animação (com a Mestre Marta Madureira), de Ana Castro. Título provisório: “Ilustração Aplicada ao Têxtil – Uma coleção de lenços ilustrados”. ESD–IPCA.

Silva, A. (2016). Orientação da dissertação de Mestrado em Ilustração e Animação (com a Mestre Marta Madureira), de Maria Mota. Título provisório: “A Ilustração e o papel como motores de texto: Análise das possibilidades plásticas e técnicas que tornam um livro numa ferramenta de produção escrita.” ESD–IPCA.

Silva, P. (2016). João Balreira: Conceção de programa para classificação de malha urbana e de tecido urbano – Supervisor Paulo Silva

Silva, P. (2016). LDiana Vela – Reabilitação Urbana.

Silva, P. (2016). Leo Pletz – Curitiba: de cidade que inova a cidade que copia.

Silva, P. (2016). Maria Fernanda Silva – Orientação de estágio em planeamento urbano para obtenção de grau de mestre na Câmara Municipal de Ovar.

Silva, P. (2016). Sílvio Louceiro – Orientação de estágio em planeamento urbano para obtenção de grau de mestre na Câmara Municipal de Ovar.

Soares, S. (2016). Orientação do Relatório de Estágio do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Design Multimédia, em curso pela Licenciada Ana Raquel Damas Moreira, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Soares, S. (2016). Orientação do Relatório de Estágio do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Design Multimédia, em curso pela Licenciada Daniela Sofia Fernandes Morais, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Soares, S. (2016). Orientação do Relatório de Estágio do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Design Multimédia, em curso pela Licenciada Adriana Martins Passos, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Teixeira, P. (2016). “O animador contemporâneo no contexto das novas tecnologias e canais de difusão da internet.”, Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) de Eduardo Porto, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Valente, A. (2016). Ana Raquel Simões Martins, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). André Teixeira Dias, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto.

Valente, A. (2016). António Loureiro, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Daniela Abreu, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Eurico Cunha, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto.

Valente, A. (2016). Franklin Carvalho, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Helena Santiago, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Mariana Silva, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Miguel Borges, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Pedro Celavisa, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

Valente, A. (2016). Pedro Oliveira, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto.

Valente, A. (2016). Sandra Valdivia, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.

Vasco, N. (2016), “A influência do jogo na aquisição de conhecimento em educação para a saúde com pessoas adultas/idosas”, de Joana Vanessa de Jesus Rocha. Tese de Mestrado em Educação para a Saúde, Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra. (Coorientação).

 — 2017 seta-cima

2015

Carneiro, J. (2015). Florescência – Ensaio sobre o elo humano e natural. Evidências do Porto e de Gaia, de Sofia Helena Ferreira da Mota e Martins. Dissertação (Design da Imagem) – Universidade do Porto (Orientador).

Carneiro, J. (2015). Houve Gente – Retratos de antigos funcionários das fábricas Sampaio & C. Ltd e Oliveira Ferreira & C. Ltd., de Dalila Sofia Freitas Fernandes. Dissertação (Design Gráfico e Projectos Editoriais) – Universidade do Porto (Orientador).

Jorge, S. (2015). “Animação experimental: diálogo entre o som e a imagem”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Catarina Santos.

Jorge, S. (2015). “Brinquedos Ópticos Exploração de questões Plásticas e técnicas na transposição da imagem estática para a imagem em movimento”. Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Orientação com o professor Paulo D’Alva (a decorrer). Natalia Cardoso Richert.

JUNIOR, A. (2015). Desapetite para inventar coisas prestáveis: A editora Nadifúndio enquanto estratégia de criação e circulação de livros/objetos desimportantes e/ou que não funcionam, de Bianca Ziegler de Souza. Início: 2015.  Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

JUNIOR, A. (2015). Obra, fluxo e morte: A distopia de Ginger Grace, de Thomas Lopes Saunders. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797577Z6

Santos, R.  (2015). Eduardo Alberto de Almeida Coquet – Preservação e Memória, Francisca Mayor da Costa Moreira, MDGPE/FBAUP.

Santos, R.  (2015). Livro de Actividades para Adultos – Relatório de Estágio, Álvaro Joaquim Gonçalves Dias, MDGPE/FBAUP.

Silva, A. (2015). Orientação da dissertação de Mestrado em Ilustração e Animação (com a Professora Doutora Paula Tavares), de Leonor Hungria. Título provisório: “O apelo do vitorianismo, do gótico e outras apropriações do passado no livro ilustrado juvenil do século XXI”. ESD–IPCA.

Teixeira, P. (2015). “O ductus como autenticidade da animação por rotoscopia”, Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) de Nuno Mendanha, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Teixeira, P. (2015). “Tecnologias de pintura digital em animação”; Tese de Mestrado em Ilustração e Animação (MIA) de Manuel Sá, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

 — 2017 seta-cima

2014

(Orientação). Beatriz Severes, Design Editorial em Ambiente Digital, 2013-2014. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media). Universidade de Lisboa.
Supervisor Luisa Ribas

(Orientação). Sara Orsi, O arquivo e o novo no espaço entre o corpo e a máquina, 2013-2014. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media) – Universidade de Lisboa. Supervisor Luisa Ribas

(Co-Orientação). Tatiana Alves, Romances híbridos. Dissertação. (Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media). Universidade de Lisboa.Co-Supervisor Luisa Ribas

Cátia Vidinhas, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Diogo Martins, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Flavia Larocca, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Marcos Soares, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Mariana Ornelas, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Mariana Owen, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Rúben Silva, Mestrado em Multimédia, U. Porto Supervisor Miguel Carvalhais

Joel Melo de Araújo, Desenho: Compreensão e integração em Modelação 3D, Dissertação de mestrado em Design, Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro Supervisor Graça Magalhães

Hermano Paulo Noronha, PRESENTE, Um Projeto  Alicerçado na lndexicalidade Fotográfica, Dissertação de mestrado em Criação Artística Contemporânea, Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro Supervisor Graça Magalhães

Eunice Maria Leal Artur, Errância Nómada. O desenho como reencontro de um lugar, Dissertação de mestrado em Criação Artística Contemporânea, Departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro Supervisor Graça Magalhães

Orientação da dissertação de Mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto, de Abílio José Barros da Costa e Vale Meira, “Fatores que influenciam a tomada de decisão de compra”, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (em curso).. Supervisor Nuno Duarte Martins

Orientação da dissertação de Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, de Wandson Lisboa, “Hope: o apoio à Oncologia Pediátrica por meio de um videojogo”, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (em curso). Supervisor Nuno Duarte Martins

Orientação da dissertação de Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, de Mariana Pereira, “A infografia no contexto da Oncologia Pediátrica”, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (em curso). Supervisor Nuno Duarte Martins

Orientação da dissertação de Mestrado em Ilustração e Animação, de Tiago Filipe Martins Ribeiro, “O Cinema de Animação nos tempos modernos: Influência gerada pela animação no público infanto-juvenil”, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (parceria com o Professor Doutor Pedro Mota Teixeira; em curso). Supervisor Nuno Duarte Martins

Orientação da dissertação de Mestrado em Ilustração e Animação, de Óscar Sá, “Clube Desportivo de Cerveira: o álbum”, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (parceria com a Professora Doutora Paula Tavares; em curso). Supervisor Nuno Duarte Martins

Orientação da dissertação de Mestrado em Ilustração e Animação, de Vitor Silva, “A sequência ilustrada num jogo de tabuleiro”, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave curso). Supervisor Nuno Duarte Martins

Lisandra Gabriel. A exploração tipográfica da Poesia (título provisório). Supervisor Rui Costa

Luís Manuel Santos. Museus da Madeira: História e Comunicação da Identidade de uma Rede de Museus (título provisório) Supervisor Rui Costa

José Mário Nogueira
Novos paradigmas para o Cartaz: a tridimensionalidade no cartaz impresso  (título provisório) Supervisor Rui Costa

Daniel Fernando Ribeiro
Comunicação e Sinalética e das Feiras do centro histórico do Porto (título provisório) Supervisor Rui Costa

Rafael Mendes Pereira
Título ainda não definido
. Supervisor Rui Costa

ANA RITA GONÇALVES FERNANDES Título ainda não definido. Supervisor Álvaro Sousa

MARTA SOFIA RIBEIRO FREITAS Título ainda não definido. Supervisor Álvaro Sousa

DANIELA FILIPA VICÊNCIO NETO Título ainda não definido. Supervisor Álvaro Sousa

CAROLINA FRAZÃO Título ainda não definido. Supervisor Álvaro Sousa

JACINTO, João; “Revela – Design inclusivo”. Supervisor Nuno Dias.

SANTOS, Ana Cláudia “Contributo do Design para a Observação de Aves” . Supervisor Nuno Dias.

BARRETO, Cristina “Design para o Laboratório da Experiência e Design” . Supervisor Nuno Dias.

“Geocaching uma estratégia de lazer”. André Lisboa. Mestrado em Comunicação Multimédia Universidade de Aveiro. Supervisor Conceição Lopes

“Quais os Heróis, Super-Heróis e Anti-heróis da televisão preferidos das crianças de 9-10 anos de Aveiro? Conversas com as crianças e temáticas das séries emitidas. JoaCaetano. Mestrado em Comunicação Multimédia Universidade de Aveiro. Supervisor Conceição Lopes

“Heróis da ficção de narrativas em livros, jogos, brinquedos, banda desenhada, televisão:Conversas com crianças ” Sara Campos, Mestrado em Comunicação Multimédia Universidade de Aveiro. Supervisor Conceição Lopes

Orientador da Dissertação de Mestrado da Licenciada Alícia Beatrice Gomes, com o título: “PublicSmArt: O cibridismo na Arte para o Espaço Público Através dos Smartphones”. Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Orientação iniciada em 17 de Setembro de 2014. Supervisor Paulo Bernardino Bastos

Orientador da Dissertação de Mestrado da Licenciada Maria Cremilda Plácido Fernandes Cera, com o título: “Desmaterialização: paradigmas no universo da arte”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA. Orientação iniciada em 25 de Setembro de 2014. Supervisor Paulo Bernardino Bastos

Orientador da Dissertação de Mestrado do Licenciado Paulo Tiago Martins Pinto, com o título: “Objeto artístico como mediador de interação entre indivíduos”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA. Orientação iniciada em 25 de Setembro de 2014. Supervisor Paulo Bernardino Bastos

Orientador da Dissertação de Mestrado do Licenciado Mário Xavier Gomes Rocha, com o título: “Alfobre: Incubadora Artística na Universidade Sénior”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA. Orientação iniciada em 25 de Setembro de 2014. Supervisor Paulo Bernardino Bastos

Orientador da Dissertação de Mestrado do Licenciado David Carlos Costa Quaresma Figueiredo, com o título: “A condição de Persona no contexto da Arte da Performance Contemporânea”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA. Orientação iniciada em 25 de Setembro de 2014. Supervisor Paulo Bernardino Bastos

Adão Paranhos. Mestrado em Design da Imagem, Universidade do Porto / Faculdade de Belas Artes. Supervisor Heitor Alvelos.

Madina Ziganshina, com o título “Moving curatorial project”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea, Universidade de Aveiro. Supervisor Pedro Bessa.

Joana Queirós de Jesus, com o título “Non-Art”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea, Universidade de Aveiro. Supervisor Pedro Bessa.

(desde 2013) Projecto de um sistema para promover a hidratação junto dos idosos em instituições. 
Cláudia Silva. Mestrado em Design (2º Ciclo).  Supervisor Joana Quental.

A ilustração como recurso expressivo na comunicação do território. Bruno José Rodrigues Cordeiro. Mestrado em Design (2º ciclo). Supervisor Joana Quental.

Educação para a cidadania em Angola: Projecto de um livro/jogo para educação ambiental. Nádia Nair Silva. Mestrado em Design (2º ciclo). Supervisor Joana Quental.

O Design para a literacia em saúde. A comunicação da Odontopediatria às crianças. Alexandra Guedes. Mestrado em Design (2º ciclo). Supervisor Joana Quental.

Agenda para Geriatria. Suporte de auxílio na memorização e resolução de tarefas diárias Interface de comunicação com cuidadores e família. Ana Cristina Dias. Mestrado em Design (2º ciclo). Supervisor Joana Quental.

Estratégias de comunicação para a adoção de hábitos saudáveis na adolescência. Olga de Jesus Martins de Brito. Mestrado em Design (2º ciclo). Supervisor Joana Quental.

Fátima Pinto  (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Sandra Correia  (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Ruben Silva  (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Ângela Santos (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Maria Oliveira (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

As Manifestações Artísticas Urbanas no Ensino de Desenho, António Ribeiro, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Aveiro. Supervisor Inês Guedes de Oliveira.

A Importância da Componente Artística nos Cursos Técnico Profissionais, Lara faria. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Universidade de Aveiro. Supervisor Inês Guedes de Oliveira.

A Arte Contemporânea como Ferramenta na Sala de Aula, Dina Teixeira, Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Universidade de Aveiro. Supervisor Inês Guedes de Oliveira.

Sílvia Figueiredo – (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Supervisor Helena Barbosa.

Ana Sofia Moreira – (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Supervisor Helena Barbosa.

Filipa Vieira – (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Supervisor Helena Barbosa.

Victor Pereira- (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Supervisor Helena Barbosa.

João Pedro Teixeira Fragoso e Castro – (Title to be defined). MA in Design. Department of Communication and Art, University of Aveiro. Supervisor Helena Barbosa.

Vítor Sampaio, Mestrado em Comunicação Multimédia, UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Supervisor António Valente.

Cinara Paralta Pisco, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e
Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

Mariana Lopes, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

Helena Santiago, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

Pedro Celavisa, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

António Loureiro, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

Franklin Carvalho, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

Sandra Valdivia, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor António Valente.

Eduardo Margarido, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto. Supervisor António Valente.

André Teixeira Dias, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto . Supervisor António Valente.

Eurico Cunha, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto. Supervisor António Valente.

Graça Bibiana Mota Grave. Orientador, Universidade de Aveiro. Supervisor Pedro Almeida.

José de Oliveira Araújo. Orientador, Universidade de Aveiro. Supervisor Pedro Almeida.

João Carlos Maia Margalha
“Práticas artísticas espaciais: um contributo para a crítica do urbanismo”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Martinho Ribeiro Fernandes
“Espaço e paisagem na condição humana do andar”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Paulo Pinto
“Vídeo na obra de Maria Lusitano”
dissertação em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Tania Gomes. (título a definir).  Supervisor Susana Barreto.

Filipa Silva. (título a definir).  Supervisor Susana Barreto.

Raphaella Rocha (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Beatriz Martins  (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Guilherme Almeida  (título a definir) – Supervisor Teresa Franqueira

Ramos, J., ”Desenho de artefacto lúdico para a redução do dualismo simbólico e motor”, Universidade de Aveiro. Supervisor Francisco Providência.

Sousa, F., “Desenvolvimento e concepção de estruturas de Microarquitectura”, Universidade de Aveiro. Supervisor Francisco Providência.

Durão, I., “Museografia da Casa Egas Moniz”, Universidade de Aveiro. Supervisor Francisco Providência.

Nunes, I., “Identidade Ruivas, Azores”, Universidade de Aveiro. Supervisor Francisco Providência.

Silva, C., “O papel do design na concepção de mobiliário escolar do primeiro ciclo do ensino básico: proposta de mobiliário escolar”, Universidade de Aveiro. Supervisor Francisco Providência.

Ricardo Moreira “Design Thinking na Concepção de Estratégias de Inovação”. Co-orientadora Alexandra Xavier (INESC). Curso de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Engenharia (MIETE). Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.  Supervisor Katja Tschimmel.

Ana Quadrado
Título da tese: “Salsa – dentro de uma marca de Jeans“. Curso de Mestrado em Design de Produto e Moda. Relatório de estágio (Salsa). ESAD Matosinhos. Supervisor Katja Tschimmel.

 — 2017 seta-cima

2013

Ana Sofia Moreira – Supervisor Helena Barbosa  UA

Cláudia Helena Santos Maurício – Supervisor Helena Barbosa  UA

Filipa Vieira  – Supervisor Helena Barbosa UA

Igor Alexandre Pereira Ramos – Supervisor Helena Barbosa UA

Otília Vieira Pedro – Supervisor Helena Barbosa UA

Victor Pereira- Supervisor Helena Barbosa  UA

Diana Patrícia Ramos Hasse Dias da Cruz – Supervisor Helena Barbosa UA

Mariana Gonçalves Almeida – Supervisor Mário Moura FBAUP, Co-supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

A tese do Ben Van de Put e Max Bayens (tese em conjunto), Supervisor Fátiam Pombo.

Sinne Hannes. Supervisor Fátiam Pombo.

Karel Pauwels. Supervisor Fátiam Pombo.

Antónia Nascimento, O espaço artístico em ambiente rural, Mestrado de criação artística, departamento Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor Graça Maglhaões

Rogério Guimarães, Ação gráfica do (no) quotidiano, Mestrado em Criação Artística Contemporânea, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Supervisor Graça Maglhaões

Sousa, Francisco – “Desenvolvimento e concepção de estruturas de micro arquitectura.”

Durão, Inês – “ Identidade, Sinalética, criação de visita interactive para a Casa Museu Egas Moniz.”
orientador: Francisco Providência.

Ramos, Joana – “Concepção, desenvolvimento e projecto de luvas para destros”.orientador: Francisco Providência.

Rocha, Patrícia, “MUNDOS VIRTUAIS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO DESENHO”, Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, orientação: Prof. Doutora Inês Guedes de Oliveira, Universidade de Aveiro

Ribeiro, Vanda, “O PAPEL DA COR NO ENSINO DO DESENHO: A COR NA CONSTRUÇÃO DA PROFUNDIDADE” em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, orientação: Prof. Doutora Inês Guedes de Oliveira, Universidade de Aveiro

Ribeiro, António, “AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS NO ENSINO DE DESENHO” Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, orientação: Prof. Doutora Inês Guedes de Oliveira, Universidade de Aveiro

Abreu, A. “MEMÓRIA DO OBSERVADO: A CONSTRUÇÃO DO DESENHO-REPRESENTAÇÃO DO REAL” Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, orientação: Prof. Doutora Inês Guedes de Oliveira, Universidade de Aveiro

Teixeira, Dina. R “A ARTE CONTEMPORÃNEA COMO FERRAMENTA NA SALA DE AULA” Mestrado em Criação Artística Contemporânea, orientação: Prof. Doutora Inês Guedes de Oliveira, Universidade de Aveiro

Eduardo Morato, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Francisco Marta, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Tomás Araújo, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Cinara Paralta Pisco, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Ana Castro, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Juliana Lobo, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Mariana Lopes, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Helena Santiago, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Pedro Celavisa, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

António Loureiro, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;
supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Franklin Carvalho, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Sandra Valdivia, Mestrado em Comunicação Multimédia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro;
supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Luís André Neves Oliveira, Mestrado em Realização – Cinema e Televisão, Escola Superior Artística do Porto.
supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente

Susana Sanches Pato, Simulação e reversão procedimental: explorando sistemas baseados em regras através do jogo, 2014. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media) – Universidade de Lisboa (Orientador).Luisa Ribas.

Catarina Lee, Uma exploração criativa do conceito de transmutabilidade: do conceito à prática, 2014. Dissertação (Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media) – Universidade de Lisboa (Orientador) -Luisa Ribas.

Dia Oliveira (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Hugo Rocha (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Inês Castanheira (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Luís Honrado (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Luís Mendes (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Marta Pombeiro (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Miguel Marques (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Nuno Alves (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Sónia Caires (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Vítor Novo  (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Pedro Gomes, “Design de uma comunidade de saberes. “Supervisor Nuno Dias

ALMEIDA, Pedro C. (2013) Graça Bibiana Mota Grave. Orientador, Universidade de Aveiro.

ALMEIDA, Pedro C. (2013) Cláudia Susana dos Santos Andril. Orientador, Universidade de Aveiro.

ALMEIDA, Pedro C. (2013) José de Oliveira Araujo. Orientador, Universidade de Aveiro.

ALMEIDA, Pedro C. (2013) Daniela Maria Neiva Cruz. Orientador, Universidade de Aveiro.

Sílvia Martinho, “Atitude Interventiva na Educação Visual: Aprender a Olhar”, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Univ. Aveiro. supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa

Ricardo Senos, “Recentrar a Educação Artística no ensino Básico”, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Univ. Aveiro. supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa

Ângela Pinhal, “Avaliação da Criatividade em Educação Visual”, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, Univ. Aveiro. supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa

Joacélio Batista da Silva, “O artista estrangeiro: Contágio e contaminação da paisagem alheia”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea, Univ. Aveiro. supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa

Hugo paquete, “Entropia das forças disfuncionais”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea, Univ. Aveiro. supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa

Costa,  Leandro Jorge Reis, “PAGINAR HISTÓRIAS- no contexto de um curso profissional de Design Gráfico”.Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Diana Reis
Dissertação por Estágio
Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Beatriz Martins – Título a definir. Orientação Teresa Franqueira

Raphaella Rocha -Título a definir. Orientação Teresa Franqueira

Luís Carvalho
“Espólio fotográffico de Mário Marques (herdeiros)”
dissertação em elaboração desde 2012
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

João Carlos Maia Margalha
“Práticas artísticas espaciais: um contributo para a crítica do urbanismo”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Martinho Ribeiro Fernandes
“Espaço e paisagem na condição humana do andar”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Paulo Pinto
“Vídeo na obra de Maria Lusitano”
dissertação em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Joana Marques
“Estágio na empresa Diogo Moreira Photography”
dissertação em estágio desde 2013
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Raquel Lopes
“Estágio na empresa Filipe Cruz”
dissertação em estágio desde 2013
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Orientador da Dissertação de Mestrado da Licenciada Sérgio Marques, com o título: “ESPAÇO: Estratégias de Representação Contemporâneas”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA.

Orientador da Dissertação de Mestrado (por Estágio) [c/ coorientação da Dr. Luís Costa] da Licenciada Liliana Morais, com o título: “Modelos periféricos de criação e produção artística e o estudo de caso da Binaural/Nodar”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA.

Orientador da Dissertação de Mestrado (por Estágio) [c/ coorientação da Prof. Doutro Pedro Bessa] do Licenciado Pedro Renato Pinho Rebelo de Sá, com o título: “Arte e Comunidade: Educação Pela Arte”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA.

Orientador da Dissertação de Mestrado da Licenciada Maria Manuela Gomes Teixeira de Campos, com o título: “Cine(ipsei)diossincrasia(s): a mimésis do auto retrato”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA.

Orientador da Dissertação de Mestrado da Licenciada Rita Marize Farias de Melo, com o título: “O papel da curadoria na concepção do Programa da III Mostra SESC de Literatura do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira”. Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Dep. Comunicação e Arte da UA.

“Tempo/Grafia. Um estudo — contributo para a planificação de eventos através da representação visual”. Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. Susana Fernando. Supervisor Rui Mendonça

Tânia Gomes (orientadora) supervisor: Prof. Doutor Susana Barreto

Parque de aventuras: estruturas de jogos e brincadeiras, Sara Gomes Pastilha. Mestrado em Engenharia e Design de Produto, Universidade de Aveiro. 2013.  Supervisor Conceição Lopes.

O que veem as crianças nos canais portugueses com programação infanto-juvenil, Ana S. Monteiro. Mestrado em Comunicação multimédia Universidade de Aveiro.  2013.  Supervisor Conceição Lopes.

A casa dos livros – Seriado de animação televisiva para crianças, Andreia Silva. Mestrado em Comunicação multimédia Universidade de Aveiro. 2013.  Supervisor Conceição Lopes.

Keep in touch: uma aplicação para a gestão da sociabilização. Designer Macella Abreu. Mestrado em Design (2º ciclo). Dep. Comunicação e Arte da UA. Orientação iniciada em 2013. Supervisor Vasco Branco.

 — 2017 seta-cima

2012

Santiago, Helena; MA dissertation in Communication, supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente, University of Aveiro

Santos, Nuno; MA dissertation in Art Studies and Education, supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente, University of Aveiro

Tavares, Pedro; MA dissertation in Art Studies and Education, supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente, University of Aveiro

Celavisa, Pedro; MA dissertation in Communication, supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente, University of Aveiro

Valdivia, Sandra; MA dissertation in Communication, supervisor: Prof. Doutor António Manuel Dias Costa Valente, University of Aveiro

Diana Patrícia Ramos Hasse Dias da Cruz – Supervisor Helena Barbosa UA

Mariana Gonçalves Almeida – Supervisor Mário Moura FBAUP, Co-supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Aurora Fernanda Guimarães Brochado e Silva   – Supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Ricardo Miguel Pinto Monteiro  – Supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Bruno Pinto (MM/FEUP) (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Catarina Mesquita (MM/FEUP) (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Gonçalo Machado (MM/FEUP) (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Juliana Monteiro (MM/FEUP) (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Luis Salgado (MM/FEUP) (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Sara Moreirinha (MM/FEUP) (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Tiago Santos (MM/FEUP)  (Orientador) -Miguel Carvalhais.

Supervision of Lia Raquel Relvão Master’s thesis “Os estilos de aprendizagem através da metodologia projetual de Munari”, University of Aveiro. Orientador Nuno Dias.

Ana Crsitina Sarraipa Carreira – “A motivação e a experiência de fluxo no ensino das artes visuais”. Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário (2º ciclo). Orientador Nuno Dias (UA).

Costa,  Leandro Jorge Reis, “PAGINAR HISTÓRIAS- no contexto de um curso profissional de Design Gráfico”.Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Rodrigo Canhão
“Traduzindo Macau”
dissertação em elaboração desde 2012
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Luís Carvalho
“Espólio fotográffico de Mário Marques (herdeiros)”
dissertação em elaboração desde 2012
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Emídio Medeiros
“Apropriações da ideia de tempo nas obras de Richard Serra, James Turrel e Robert Smithson”
dissertação em elaboração desde 2012
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Ana Maria Noé Pires Vaz
“Paralelos entre a obra de Arthur Bispo do Rosário e Vanessa Beecroft”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

João Carlos Maia Margalha
“Práticas artísticas espaciais: um contributo para a crítica do urbanismo”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Martinho Ribeiro Fernandes
“Espaço e paisagem na condição humana do andar”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

“Paulo Pinto
“Vídeo na obra de Maria Lusitano”
dissertação em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Correios de Portugal: um contributo para o estudo da instituição e da marca, Ana Filipa Silva. Mestrado em Comunicação multimédia Universidade de Aveiro. 2012. Supervisor Conceição Lopes.

Geocaching uma estratégia de lazer para o sec XXI, André Lisboa. Mestrado em Comunicação multimédia Universidade de Aveiro.  2012.  Supervisor Conceição Lopes.

Brinquedos para crianças cegas dos 6 aos 7 anos, Rita Santos. Mestrado em Design, Universidade de Aveiro. (orientadora) 2012.  Supervisor Conceição Lopes.

 — 2017 seta-cima

2011

Ribeiro, José Carlos Costa “As crianças e a violência televisiva: um contributo”, Mestrado em Comunicação Multimédia/DeCA/UA. Supervisor Conceição Lopes.

Almeida, Carlos Almeida Rodrigues de, “Mindstorms na Aprendizagem da Algoritmia e Programação”, Mestrado em Comunicação Multimédia/DecA-UA. Supervisor Conceição Lopes.

Marques, Guilherme, “180: um canal em open source” , Mestrado em Comunicação Multimédia/DeCA/UA.2011-2012.  Supervisor Conceição Lopes.

Mollero, Beatriz, “Lua conta contos. Série televisiva de histórias contadas para públicos infanto juvenil” Mestrado em Comunicação Multimédia/DeCA/UA.2011-2012.  Supervisor Conceição Lopes.

Silva, Rita “ brinquedos para crianças cegas” Mestrado em Design Universidade de Aveiro.  Supervisor Conceição Lopes.

Silva, Lígia Afreixo – Redesenho da comida portuguesa. Dissertação de Mestrado em Design. Orientador: Francisco Providência, co-orientador: Prof. Doutora Teresa Franqueira, Universidade de Aveiro, 2011.

Maduro, Soraia Ariana Pereira – Redesenho do artesanato contemporâneo. Dissertação de Mestrado em Design. Orientador: Francisco Providência, co-orientador: Prof. Doutor Rui Roda, Universidade de Aveiro, 2011.

Lopes, Óscar – Dispositivos auxiliares à percepção do espaço para invisuais. Dissertação de Mestrado em Design. Orientador: Francisco Providência, co-orientador: Prof. Designer Paulo Bago de Uva, Universidade de Aveiro, 2011.

Gomes, Sofia Costa – Desenho de ourivesaria contemporânea. Dissertação de Mestrado em Design. Orientador: Francisco Providência, co-orientador: Prof. Cláudia Albino, Universidade de Aveiro, 2011.

Pinho, Inês – Identidade visual da cidade de Gouveia. Dissertação de Mestrado em Design. Orientador: Francisco Providência, co-orientador: Prof. Doutor Álvaro Sousa, Universidade de Aveiro, 2011.

Cláudio Ferreira (MDI). Supervisor ALVELOS, Heitor

Margarida Duarte (MDI). Supervisor ALVELOS, Heitor

Daniel Pires (MDI). Supervisor ALVELOS, Heitor

Joaquim Fontes (MAM). Supervisor ALVELOS, Heitor

João Pedro Magalhães Teixeira – Supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Ana Cláudia Moreira Farinha – Supervisor Paulo Bago D’uva, co- supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

João Miguel Rodrigues Santos – Supervisor Paulo Bago D’uva, co- supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Licínia Gaspar – Supervisor Paulo Bago D’uva, co- supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Mara Cristina dos Santos Fernandes – Supervisor Paulo Bago D’uva, co- supervisor Helena Barbosa University of Aveiro.

Mariana Gonçalves Almeida – Supervisor Mário Moura, co-supervisor Helena Barbosa University of Porto – FBAUP

Maçarico, Madalena, “Anish Kapoor: Um passo no presente outro no futuro”, dissertação de Mestrado em Artes Plásticas, orientação: Prof. Doutora Isabel Azevedo, ARCA-EUAC, Escola Universitária das Artes de Coimbra

IRIA, L.: Sinalética da biblioteca da UA, (Início: 2011) Mestrado em Design, Orientador: Álvaro Sousa, Universidade de Aveiro.

GOMES, Rita; “luz enquanto visualidade”. Orientador Nuno Dias.

FILLOUX, Célia; “leituras entre mundos de papel e pixel”. Orientador Nuno Dias.

PINHEIRO, Maria do Rosário; “Da Noite para o Dia, Intervenções Urbanas”. Orientador Nuno Dias.

SOUSA, Isa: “Repositório DeCA”. Orientador Nuno Dias.

VIDAL, Emidio; “interação com tablets”. Orientador Nuno Dias.

Marques, Mariana Ferreira, “O design gráfico na música: cover art e atribuição de imagem ao som.” MA dissertation in Design, supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa, University of Aveiro

Pimentel, Maria João Morais de Meneses Alves, “Gerar o real: a fotografia enquanto meio artístico”. MA dissertation in Art Studies, supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa, University of Aveiro

Alvarenga, Juliana; “Poéticas das ciências naturais na arte contemporânea”, MA dissertation in Art Studies, supervisor: Prof. Doutor Pedro Bessa, University of Aveiro

Soares, Ana Cristina, “A Poética Da Luz Na Arte Contemporânea”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Santos, Luís Manuel Pereira dos, “Espaços de Criatividade da Arte Contemporânea em Contexto Escolar. Contributos das novas tecnologias nas actividades extra-curriculares”, Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Costa,  Leandro Jorge Reis, “PAGINAR HISTÓRIAS- no contexto de um curso profissional de Design Gráfico”.Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Freitas, Fábio Mauro Garcês de, “Identidade Visual: Estudo de Caso no Ensino Profissional Artístico”, Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Ribeiro, Olga Maria de Sousa Rodrigues, “A imagem como forma de comunicação: Um estudo sobre a utilização da imagem do ensino/aprendizagem” Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

Silva, Sandra Afonso Vieira da,  “Cerâmica com os alunos de Educação Visual do 3º Ciclo do Ensino Básico”. Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Orientadora: Rosa Maria Oliveira, Universidade de Aveiro.

André Madureira Martins (co-orientação Rui Costa) – sem título definido. Orientação Teresa Franqueira

Tânia Correia Estrela Santos (co-orientação Rui Roda) – sem título definido. Orientação Teresa Franqueira

Marcos André Faria Alves (co-orientação Francisco Providência) – sem título definido. Orientação Teresa Franqueira

Maria Helena Almeida Pinho (co-orientação Rui Costa) – sem título definido. Orientação Teresa Franqueira

Ricardo Isaque dos Santos Almeida – sem título definido. Orientação Teresa Franqueira

Sónia Claudia Alexandrino Gomes (co-orientação Francisco Providência) – sem título definido. Orientação Teresa Franqueira

Ana Patrícia Cruz Mendes
“Arte Significa Fazer (título de trabalho)”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Ana Maria Noé Pires Vaz
“Paralelos entre a obra de Arthur Bispo do Rosário e Vanessa Beecroft”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

João Carlos Maia Margalha
“Práticas artísticas espaciais: um contributo para a crítica do urbanismo”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Martinho Ribeiro Fernandes
“Espaço e paisagem na condição humana do andar”
dissertação por projeto em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Paulo Pinto
“Vídeo na obra de Maria Lusitano”
dissertação em elaboração desde 2011
Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Rui de Figueiredo
“Espaço Invisível: fotografia da não-arquitectura”
dissertação por projeto em elaboração desde 2010

Master Dissertation in Art Studio, supervisor: Prof. Doutor João Mota, University of Aveiro

Susana Fernando — ESAD. Supervisor Rui Mendonça

Ana Junqueiro — ESAD. Supervisor Maria João, Co-Supervisor Rui Mendonça,

Luísa Beato — FBAUP. Supervisor Rui Mendonça

Nuno Campos — FBAUP. Supervisor Rui Mendonça

Edgar Afonso — FBAUP. Supervisor Rui Mendonça

Susana Leite – FEUP. Supervisor Rui Mendonça

Fernando Santos – Supervisor Jorge Lino, Co-supervisor Rui Mendonça

Pestana, Joana. A identidade Portuguesa no design de comunicação. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. supervisor: Prof. Doutor Susana Barreto

 — 2017 seta-cima