Vasco Branco

Continua a ser a mediação cultural, a produção de sentido que decorre da interpretação poética da relação entre o desejo e o possível, que justifica o Design e o seu ensino.

Vasco Afonso da Silva Branco Doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores (Design de Interacção) pela FEUP é Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro onde foi um dos primeiros responsáveis pelo desenvolvimento da área de Design (licenciatura, mestrados e doutoramentos). É director do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) e coordenador do Programa Doutoral em Design (na UA), iniciativa conjunta das Universidades de Aveiro e do Porto. É membro do painel de avaliação da FCT para a atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramenton em Arquitectura, Urbanismo e Design e integra a Comissão para a área de Design da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Representa a Universidade de Aveiro como vice-presidente da ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas). É membro do Comité Executivo da European Academy of Design e do conselho editorial de algumas revistas internacionais na área do Design (The Design Jounal, The ‘Radical’ Designist: Journal of Design Culture, I+DISEÑO).
e-mail
vasco.branco@ua.pt
website →
linkedin →
PRESENT
SITUATION
Professor Associado
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Coordenador do ID+
DEGREES
Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores (Design de Interacção)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
RESEARCH
INTEREST
Design de interação
Semiótica
Vasco Branco
imagens_cidespt3
PROJECTS
BRANCO, Vasco (2012) – CIDES.PT – Centro de Interpretação do Design Português [PTDC/CPC-DES/4754/2012] (investigador responsável). Esta candidatura foi aprovada (Dezembro 2012) para financiamento com a classificação de “outstanding” sendo o mérito científico reconhecido como excepcional.
BOOKS OR
CHAPTERS OF BOOKS
BRANCO, Vasco (2008) – O inevitável desenho de ser. Prólogo para o livro Design de Identidade e Imagem Corporativa: Branding, história da marca, gestão da marca, identidade visual corporativa, de Daniel Raposo, edição do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
BRANCO, João; GINOULHIAC, M.; DIAS, Luís Nuno; BRANCO, Rosa Alice; BRANCO, Vasco (2007) – De Aristóteles a Damásio: para uma Retórica da Interacção. in: Branco, A., Branco, R. A., e Branco, V. (eds.) Maiden Voyage de João Branco, edição bilingue, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro com o patrocínio de Branco & Filha, Lda, ISBN 978-972-789-228-0.
PUBLISHED ARTICLES
QUELHAS, Vitor; BRANCO, Vasco; HEITLINGER, P. (2011) – “The languages of typeface design in Portugal”, Strategic Design Research Journal, 4(2): 84-92 July-September
PROCEEDINGS
BISPO, R.; BRANCO, Vasco (2011) – “Designing Out Stigma: a new approach to designing for human diversity”, 9th International European Academy of Design Conference – “The endless end”. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
QUELHAS, Vitor.; BRANCO, Vasco (2011) “Typography and Identity: Contemporary Portuguese Typographical Design (poster)” 9th International European Academy of Design Conference – “The endless end” (Abstract book). Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Maio, 2011.