Manuel Albino

Manuel Albino
Atualmente, professor adjunto da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e Subdiretor do curso de Design Gráfico da mesma instituição. Foi professor assistente convidado desde 2008 até ao ano transato, na mesma instituição. Leciona nos cursos de Design Gráfico e Design Industrial as disciplinas de Geometria e Projeção, das quais é regente. Lecionou a disciplina de Desenho Computacional no curso de Design Gráfico. É docente no Mestrado em Ilustração e Animação (MIA), lecionando a disciplina de Narrativas Visuais, onde também tem sido coorientador de teses de mestrado. Participa em diferentes comissões de coordenação, de seriação, e de avaliação desta mesma instituição.
Mais se acrescenta que foi designer na empresa PressRelease, Assessoria e Comunicação, sediada no Porto, de 2000 a 2007, onde executou trabalhos para instituições tais como: Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, Câmara Municipal do Porto, Clube Literário do Porto, entre outro.
Foi também designer na empresa ECCE-Design, sediada em Viseu, de 1998-2000, onde trabalhou para instituições tais como: o Teatro Viriato e a Câmara Municipal de Viseu.
Em paralelo à atividade profissional de designer foi professor do Ensino Secundário de 1997 a 2003, nas escolas: EB23 de Pedrouços – Maia; EB23 Gueifães – Maia; e Escola Secundária Carolina Michaelis – Porto.
e-mail
malbino@ipca.pt
PRESENT
SITUATION
Professor Adjunto
Escola Superior de Design
IPCA
ACADEMICAL
DEGREES
Doutoramento em Ciências da Comunicação
Contributos para o estudo semiótico das representações geométricas da realidade: a semântica da matéria e a geometria como expressão
Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
RESEARCH
INTERESTS
Semiótica das representações técnicas da realidade.
Narrativas visuais.
Sociologia dos jogos.
Relação entre matemática e arte.
Estudo os processos cognitivos na sua relação com a produção de significado.
PROCEEDINGS