Joana Quental

A singularidade dos sentidos construídos pelo autor da ilustração é indefinidamente multiplicada, tantas quantas as vezes que seja interpretada: e é essa significação que se projecta no mundo, se insinua, seduz, convida o outro a visitá-la e ler nela os seus próprios sentidos. 

Joana Maria Ferreira Pacheco Quental
Designer, ilustradora e docente na Universidade de Aveiro. É licenciada em Design de Comunicação e mestre em Arte Multimédia. Concluiu em 2009 o doutoramento com a tese “A Ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação”. Tem participado em conferências, seminários e exposições.Em 1997, recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Ilustração Infantil promovido pelo IPLB e IBBY, e em 2012, o 1º Prémio para Cartaz para o ano pastoral 2012  (Santuário de Fátima).

Enquanto designer e ilustradora, desenvolveu trabalhos com as editoras Campo das Letras, Porto Editora e Zero a Oito.

Actualmente, tem como principal interesse de investigação a comunicação da saúde às crianças, recorrendo à ilustração.

 

e-mail
joana.quental@ua.pt
PRESENT
SITUATION
Professora Auxiliar
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
ACADEMICAL
DEGREES
RESEARCH
INTERESTS
Ilustração
Design de comunicação
(área da saúde para crianças)
Joana Quental
joana-q-01
lenda_galo_barcelos_capa
PRIZES
1º Prémio para Cartaz para o ano pastoral 2012
Santuário de Fátima
BOOKS OR
CHAPTERS
OF BOOKS
BARBOSA, Helena; QUENTAL, Joana (2012) – 2nd International Conference Art, Illustration, Visual Culture in Infant and Primary Education: creative processes and childhood oriented cultural discourses – Proceedings book. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2012. ISBN: 978-989-98185-0-7.
PROCEEDINGS
QUENTAL, Joana (2010) – A ilustração hoje: hipóteses de sentido na afirmação da identidade de quem ilustra.  1st International Conference ‘Art, Illustration and Visual Culture in Infant and Primary Education: construction of identities’, Granada. Nov 2010.
QUENTAL, Joana (2010) – A semântica da ilustração: novas formas de pensar e fazer design na contemporaneidade. 2º Fórum Internacional de Design como Processo, Aveiro. Out 2010.