Francisco Providência

“Desenhar não a natureza, mas como a natureza: com toda a economia de meios, no mínimo custo, com a máxima conservação de energia, com todo o sentido.”

 

Francisco Maria Mendes de Seiça da Providência Santarém

É Professor Associado convidado na Universidade de Aveiro. Nasceu em Coimbra em 1961 e formou- se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1985.

Tem-se dedicado à actividade docente primeiro como Assistente de Design e Fotografia na Faculdade de Belas Artes do Porto de 1985-1986, de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto de 1986-1997 e depois como Professor Auxiliar Convidado de Projecto em Design, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro 1997-2006. É doutorado em Design, sob o tema da Poética como inovação em Design.

Tem atelier próprio desde 1985, e foi distinguido em 1999 com o Prémio Nacional de Design nas áreas da Comunicação, do Produto e do Ambiente, pelo Centro Português de Design. É consultor do Centro Português de Design e sócio fundador da loja e editora de design “Sátira design” (Porto). Ao longo da sua actividade profissional verifica-se particular atenção à construção de identidades autárquicas, nomeadamente pelo redesenho das suas insígnias, como é o caso de Coimbra, Guimarães, Ílhavo, Sa Ma da Feira, S. João da Madeira entre outras.

Tem publicado diversos artigos sobre design, nomeadamente na colectânea da GG “Arte? Diseño” orientada por Anna Calvera (2003); está representado em “Tráfego, antologia crítica da nova visualidade portuguesa” e tem participado em diversas exposições colectivas internacionais de design.

 

e-mail
fprovidencia@ua.pt
PRESENT
SITUATION
Professor Associado convidado
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
ACADEMICAL
DEGREES
Doutoramento em Design (2012)
Poeta ou aquele que faz. A Poética como inovação. →
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
RESEARCH
INTERESTS
Projeto de Design
Ontologia do Design
Poiesis
Francisco Providência
Print
fprovid_trab3
fprovid_trab5
PROJECTS
Museu de Penafiel →
Concepção gráfica e museografia da exposição permanente, plano de comunicação, roteiros e desdobráveis.
Penafiel 2007
Prémio Melhor Museu Português
Atribuído pela APOM Associação Portuguesa de Museologia

Museu nomeado para o prémio EMYA 2010
European Museum of the Year Award

BOOKS OR
CHAPTERS
OF BOOKS
PROVIDÊNCIA, Francisco; PROVIDÊNCIA, Paulo (2011) – Dicionário de Arte Nova. Aveiro: CMA, 2011. 132 p. ISBN 978-989-8064-25-7.
ARTICLES
PROVIDÊNCIA, Francisco; POMBO, Fátima (2011) – Breve contributo para uma estética do design: objectos metáfora. Revista de Comunicação e Linguagens: Design, (Bártolo, José ed). Lisboa: Relógio d’água, 2011. ISBN-0870-7081. p. 65-78;
ALBINO, Cláudia; RODA, Rui; PROVIDÊNCIA, Francisco (2011) -  Reinterpretation of tradition values, in Minho territory: Handcraft – a reading key; Reinterpretar os valores da tradição do território do Minho: o artesanato como chave de leitura. Strategic Design Research Journal. ISSN 1984-2988. Vol. 4, n.2, May/Aug. 2011. [s.p.].
PROCEEDINGS
PROVIDÊNCIA, Francisco; POMBO, Fátima (2013) -  Art Nouveau looks to the future: the bionic interpretation of art nouveau in the Museum of Aveiro in Coup De Fouet, Barcelona, Junho 2013.
PROVIDÊNCIA, Francisco (2012) - “Ilustrar: dar à luz ou trazer a luz?Ilustração como revelação exaltada da diferença”, 2.ª Conferência Internacional de Arte, Ilustração e Cultural Visual na Educação Infantil e Primária: Processos criativos e discursivos culturais orientados para a infância, Universidade de Aveiro, 23-25 Julho 2012.